Fonte: www.ecosdanoticia.com.br
13 de Abril de 2011
O pequeno Luiz Fernando, 3 anos, estava na casa da avó no Bairro João Alves em Cruzeiro do Sul, quando ingeriu pelo menos 3 comprimidos de “Fedipina 20mg”.
Ele foi levado ao Pronto Socorro, mas não resistiu a reação do medicamento e morreu no dia seguinte.
A aposentada Ivone Maria Santos dos Reis que é avó do garoto, explicou que o menino subiu na cama para alcançar o local onde o medicamento estava guardado.
Quando ela se deu conta, encontrou a criança brincando em cima da cama com a cartela de pílulas e notou que faltavam 3 comprimidos. Dona Ivone, diz que indagou Luiz Fernando a respeito do paradeiro das cápsulas, mas ele negou que tivesse ingerido o remédio.
“Pensei também que tivesse perdido, mas procurei e não encontrei”, disse ela. Instantes depois, o garoto sentiu as primeiras reações e foi levado ao Pronto Socorro, aonde chegou praticamente desmaiado na tarde de sexta-feira (8).
O diretor clínico do Hospital do Juruá, Fábio Pimentel, explicou que Luiz Fernando chegou em estado grave e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Mais tarde, seu quadro evoluiu para morte cerebral. No domingo dia, 10, sob muita comoção dos familiares, ele foi sepultado.
O menino Luiz Fernando ingeriu três comprimidos de “Fedipina 20mg” usados para pacientes com pressão alta. “Esse medicamento relaxa a musculatura dos vasos sanguíneos para diminuir a pressão do sangue
. É usado em pacientes idosos que tem um quadro grave de hipertensão, agora uma criança com 3 anos de idade tomar uma dose exagerada, as conseqüências são desastrosas, não há muito o que se fazer”, explica Fábio Pimentel.
“Temos que ter muito cuidado com o local onde vamos guardar os medicamentos, não pode ficar acessível para crianças.
O fundamental também é não tomar medicamentos sem orientação médica, seja idoso, criança ou qualquer pessoa.
Os medicamentos são drogas, são receitados para fins específicos, se não forem usados de maneira correta podem provocar a morte”, alerta o diretor clínico e médico ortopedista, Fábio Pimentel.
tribunadojurua.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário