domingo, 6 de novembro de 2011

Sorrir, o melhor Remédio-06 de Novembro-Dia Nacional do Riso...Uma homenagem do SIFEP.

O riso é uma demonstração de bem estar que aproxima as pessoas e traz alegria e saúde. Quem consegue sorrir e viver de bom humor atrai coisas boas, levando uma vida mais tranqüila e feliz. O riso é, muitas vezes, uma maneira de encarar a vida de forma positiva.
Rir relaxa as tensões. Quando rimos, movimentamos 12 músculos faciais; ao dar gargalhadas, movimentamos 24 músculos faciais; quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, são 84 músculos. Esse exercício facial retarda o aparecimento de rugas. Mas o riso não exercita só o rosto; ele mexe com o corpo inteiro.

Veja as partes do corpo que são afetadas pelo riso:
- Cérebro: o hipotálamo, centro de controle atuando na base do cérebro, libera no organismo endorfina - hormônio com propriedades analgésicas e calmantes;
- Nariz e garganta: o ar que vem dos pulmões bate nas cordas vocais que emitem sons variados. As glândulas salivares e lacrimais aceleram sua produção;
- Rosto: os músculos do rosto se contraem;
- Coração: bate mais rápido; as artérias, após terem se estreitado, se dilatam provocando sensação de bem estar;
- Tórax: os pulmões expelem enormes quantidades de ar em grande velocidade; o diafragma se move, provocando fortes contrações respiratórias, ajudando a respirar melhor;
- Ventre: os músculos abdominais se contraem com força, o que é bom para a vesícula;
- Pernas: os músculos se relaxam e a pessoa se curva de tanto rir;
- Pés: os dedos dos pés se agitam.

O Riso é uma Terapia
Na década de 60, um jornalista americano chamado Norman Cousin se curou de uma doença grave através do riso. Ele tinha um grande desejo de viver e decidiu nutrir seu espírito com otimismo, confiança e bom humor. Começou a assistir a filmes cômicos e proibiu qualquer pessoa de ir visitá-lo sem uma piada para contar.

A terapia do humor surtiu efeito, pois um período de dez minutos de riso aliviava sua dor o suficiente para ele conseguir dormir por duas horas. Testes clínicos também comprovaram que sua inflamação diminuía a cada sessão de riso.

Cousin escreveu sua história dez anos após sua cura e tornou-se o símbolo da terapia do riso, dando origem a pesquisas mais aprofundadas. Hoje sabemos que o riso fortifica o sistema imunológico, estimula as funções cardiovasculares e libera endorfinas que combatem a dor.
Rir é o melhor remédio para o corpo e o espírito.
Sorria!!! 
Fonte: Datas Comemorativas

Riso ou sorrisoé uma expressão facial decorrente da flexão dos músculos das extremidades da boca.
Está presente nos diversos aspectos do comportamento humano:
No campo psicológico-afetivo, pode ser provocado por um sentimento íntimo de alegria, de felicidade, de satisfação ou prazer. É uma reação involuntária;
No campo linguístico, pode ser provocado por uma piada ou outro recurso humorístico. É uma reação involuntária;
No campo sócio-cultural, pode ser uma ação voluntária do indivíduo, com o objetivo de expressar algum sentimento ou opinião dentro de um determinado grupo;
No campo fisiológico, é uma reação involuntária. Pode ser provocado por uma ação mecânica (cócegas, por exemplo), por processos biológicos (feridas em fase final de cicatrização, por exemplo), ou ainda pelo consumo de alguma droga.
Neste último caso, um método bastante conhecido é a inalação de óxido nitroso, que não exatamente provoca a sensação de riso no indivíduo, mas causa uma contração involuntária dos músculos faciais. Outro método é o consumo da Cannabis, que pode induzir episódios de riso intenso. Esta segunda forma de riso por vezes pode levar às lágrimas ou mesmo a uma dor muscular moderada.

O riso é uma parte do comportamento humano e é regulado pelo cérebro. Ele ajuda os seres humanos a indicar mais claramente suas intenções, durante interações sociais, e provê um contexto emocional para a comunicação. Pode ser utilizado por um grupo social para sinalizar aceitação e reações positivas com outros indivíduos.

O riso é por vezes "contagioso": a risada de uma pessoa pode provocar riso nos demais. Um exemplo extremo disto é o caso de riso epidêmico ocorrido em Tanganica.

O estudo do humor, do riso e de seus efeitos psicológicos e fisiológicos no corpo humano é denominado gelotologia.

O simples ato de sorrir mobiliza diversos músculos faciais, denominados músculos da mímica facial:

O Commons possui uma categoria com multimídias sobre RisoO Wikiquote possui citações de ou sobre:
Riso
Depressor do Ângulo da Boca;
Orbicular dos Lábios;
Mentoniano;
Bucinador;
Risório;
Masseter (ou Masseterino).

Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

SIFEP e SINDIFARMA Paraíba realizam 2ª Mesa de Negociação em Campina Grande



Foi realizado hoje, 19 de outubro de 2011, no SINDIFARMA Paraíba em Campina Grande a 2ª Mesa de Negociação sobre a CCT 2011.2012 segmentos Farmácia, Drogaria e Distribuidora de Medicamentos. Durante mais de três horas ambas as partes, SIFEP e SINDIFARMA PB, colocaram suas propostas onde ao final ficou decidido que o sindicato patronal levaria o que foi discutido a uma reunião de diretoria. O Presidente Srº Neilton Neves e o Srº Tércio de Souza se comprometeram de tentar agendar esta reunião até sexta-feira(21.10.2011). O SIFEP foi representado pelo seu presidente Sérgio Luis e o assessor jurídico Srº Alex Neyves. Aguardando os encaminhamentos para comunicar a categoria.


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Homologada a Convenção Coletiva de Trabalho para Farmácia, Drogaria e Distribuidora de Medicamentos 2011/2012. Abrangência Grande João Pessoa




Aos Profissionais Farmacêuticos, Proprietários de Estabelecimentos Farmacêuticos, Contabilistas e Gerentes de Recursos Humanos.
Comunicado 01
         Comunicamos que foi homologado na data de hoje, 17 de Outubro de 2011, a Convenção Coletiva de Trabalho para 2011/2012 - Farmácia, Drogaria e Distribuidora de Medicamentos, com abrangência para os municípios de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Conde e Santa Rita. Com o Número de Solicitação MR061134/2011.
Orientamos para obter a CCT seguir as seguintes orientações:
2- Clique em Consultar Instrumentos Coletivos Registrados
3- Clique em Consulta Básica
4- Escolha a opção: Numero da Solicitação e coloque o seguinte numeroMR061134/2011.


Comunicado 02
Aproveitamos para informar que estaremos realizando a segunda mesa de negociação no SINDIFARMA Paraíba nesta quarta-feira, 19 de outubro de 2011, em Campina Grande. Esperamos fechar as negociações e assim termos como anunciar a nova CCT 2011/2012 para o restante do Estado.
         Também é importante que fique bem claro para os profissionais que exercem seu trabalho nos estabelecimentos farmacêuticos (distribuidoras de medicamentos) e neste caso ligados ao Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas e Medicamentos do Estado da Paraíba que tem abrangência territorial estadual. Caso não trabalhem nos municípios abrangidos na CCT para a grande João Pessoa comunicamos que o sindicato citado estará construindo juntamente com o SIFEP um instrumento que contemple o reajuste destes profissionais. Que esperamos ser a CCT que tentaremos fechar com o SINDIFARMA Paraíba. Não foi feito isto nesta homologação pelo fato do sistema do Ministério do Trabalho e Emprego chamado "Mediador" não tem dispositivos para uma mediação onde tenhamos abrangências de níveis territoriais sindicais diferentes em um mesmo instrumento de convenção.
             A Diretoria
Montagem e texto: Sérgio Luis

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Paraíba realiza grande Assembléia para aprovação da CCT 2011/2012 Farmácia, Drogaria e Distribuidora de Medicamentos.

Foi realizado nesta segunda-feira(10 de outubro), no Auditório do CRF PB, a Assembléia Geral Extraordinária para avaliação da pauta-proposta da Convenção Coletiva de Trabalho discutida em 07(sete) reuniões entre o SIFEP e o SINDIFARMA JP. Tivemos historicamente presentes, em ata, 55(cinquenta e cinco) farmacêuticos.







Onde foi aprovado a CCT a ser homologado no Ministério do Trabalho. A assembléia demonstrou claramente que a profissão farmacêutica no Estado da Paraíba vem passando por um processo de amadurecimento politico onde se faz entender que as entidades precisam serem fortalecidas, e o caminho é a participação. E o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Paraíba sente que as dificuldades ensinaram na construção de Acordos e Convenções Coletivas.





 Na assembléia tivemos várias falas que trouxeram bons debates, diferença de opiniões e principalmente o sentimento que a dignidade profissional passa por um salário justo. O SIFEP registrou em Ata tudo que foi colocado que será documentado para  continuarmos construindo a valorização profissional farmacêutica na Paraíba continue no mesmo caminho.




Os pontos de destaque da Convenção Coletiva de Trabalho 2011.2012 são:
- Reajuste do Piso Salarial para R$ 1.601,50(Mil seiscentos e um reais e cinquenta centavos)
- 10% de adicional para o Farmacêutico que tem Responsabilidade Técnica.
- Valor de um dia de trabalho em dobro para o farmacêutico que trabalhar na data 20 de janeiro-Dia do Farmacêutico, sendo R$ 106,76(cento e seis reais e setenta e seis centavos). Recebendo na folha de janeiro.
E a manutenção dos percentuais para o segmento de Farmácia de Manipulação e os que ocupam o cargo de gerência.

Informamos que esta convenção terá a abrangência das empresas sob o alcance da carta sindical do Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas e Medicamentos do Estado da Paraíba onde o presidente Edalmo Leite comunicou que o sindicato seguiria o que foi encaminhado nas mesas redondas entre o SIFEP e o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de João Pessoa-SINDIFARMA JP, este último tem como Presidente o Srº Paulo Navarro que se comprometeu em assinar o documento gerado pelo MTE para homologação, mesmo que os outros sindicatos patronais não estivessem pactuando o mesmo.
Estaremos empenhados agora em fechamos o processo de negociação com SINDIFARMA Paraíba, que tem sede em Campina Grande. Para maiores informações divulgaremos pelas redes sociais a todos uma Nota de Esclarecimento. 


Parabenizamos a todos presentes e em especial aos que naquele momento se filiaram ao SIFEP. Realizando dois atos de extrema importância a presença e a filiação sindical.
Texto e montagem: Sérgio Luis

terça-feira, 27 de setembro de 2011

SIFEP também faz parte do Fórum Paraibano em Defesa do SUS e Contra as Privatizações. Hoje(27) na Assembleia Legislativa participou de uma Audiência Pública!

O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Paraíba também faz parte do Fórum Paraibano em Defesa do SUS e Contra as Privatizações. Hoje(27) o Presidente Sérgio Luis esteve na Assembléia Legislativa em uma Audiência Pública para  para discutir a Medida Provisória 178 que trata do contrato entre o Governo do Estado e a Cruz Vermelha para a administração do Hospital de Trauma de João Pessoa. 
O evento da Assembleia contou com a presença do procurador do trabalho, Eduardo Varandas, do presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba, Tarcísio Dantas, do presidente do Conselho Regional de Medicina, João Medeiros,e também de integrantes do Fórum em Defesa do SUS e contra as privatizações.



"Entre as vários representantes de entidades presentes tivemos o prazer em encontrar o Rômulo Xavier, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba - SINTESPB. Um farmacêutico de grandes serviços prestados ao SIFEP, onde esteve como presidente e agora está com muita competência a frente do SINTESPB." Sérgio Luis.



Na tribuna os representantes de vários segmentos de saúde e os Deputados Estaduais revesaram. Na imagem acima o Deputado Estadual e Farmacêutico Luciano Cartaxo fazendo um pronunciamento.

Dia de São Cosme e São Damião. Padroeiros dos Farmacêuticos! Para alguns 26...para outros 27 de setembro!


SÃO COSME E SÃO DAMIÃO 
Padroeiros dos Farmacêuticos

Fonte: http://www.portaldosfarmacos.ccs.ufrj.br


Por Lúcia Beatriz Torres

Especial Dia do Farmacêutico
São Cosme e São Damião foram dois irmãos gêmeos, um médico e o outro farmacêutico, que atendiam os pacientes sempre em conjunto e sem cobrar um centavo pelo serviço prestado. Cosme, como médico, diagnosticava e prescrevia o tratamento. Enquanto Damião, desempenhando o papel de farmacêutico,  preparava os medicamentos que deveriam ser administrados.
Padroeiros dos Farmacêuticos

Com a história de cura e milagres que teriam intermediado, os Santos Cosme e Damião são considerados padroeiros dos médicos e farmacêuticos. Por conta dos seus conhecimentos científicos aliados à fé, os santos são muito queridos, principalmente, nas promessas dedicadas à obtenção de saúde.

Caixa de ungüentos, frascos de medicamentos e folhas de palmeiras são seus tradicionais emblemas. Há relatos da existência, em certas igrejas, de um óleo santo, com propriedades miraculosas, que lhes levava o nome e tinha o poder de acabar com doenças e tornar férteis as mulheres estéreis.

Como acontece com vários santos, a vida de São Cosme e São Damião é cercada de lendas. É dito que Cosme, Damião e Doum eram trigêmeos e que com a morte de Doum, os outros dois irmãos tornaram-se determinados a aprender e a praticar as artes da cura, para tratar todas as crianças, de forma gratuita.

Inúmeras também são as versões sobre a morte dos “Santos Gêmeos”,  conhecidos ainda como “Santos dos Pobres”. Perseguidos pelo Imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão, Cosme e Damião foram acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas. Condenados à morte, resistiram milagrosamente a inúmeras torturas e por fim, foram decapitados, em cerca de 300 d.C., em Ciro, na Síria.

Dia do Farmacêutico
Inicialmente o culto aos Santos Cosme e Damião deu-se no Oriente, mas no Ocidente também passaram a ter muita popularidade, depois que o Papa Felix IV (526 a 530) ordenou a construção de uma Basílica, dedicada a eles, no Fórum de Roma. A solenidade de consagração da Basílica ocorreu no dia 26 de setembro e assim, Cosme e Damião passaram a ser festejados pela Igreja Católica nesta data.

Em Portugal, 26 de setembro é o Dia Nacional do Farmacêutico, em homenagem aos santos protetores da atividade. Já no Brasil, a data é comemorada em 20 de janeiro, dia em que foi fundada, a Associação Brasileira dos Farmacêuticos (ABF), em 1916, no Rio de janeiro. A ABF surgiu em um momento de dispersão da classe farmacêutica e é considerada por alguns pesquisadores como a “pedra de toque” que operou o milagre do ressurgimento da profissão de farmacêutico no Brasil.

Carinhosamente chamada por seus membros de “A Casa da Farmácia”, além do Museu da Farmácia Antônio Lago, a “Basílica dos Farmacêuticos” abriga também a Biblioteca Rodolpho Albino. Organizada pelo farmacêutico que cedeu o seu nome à biblioteca, a ABF patrocinou a aprovação da 1a edição da Farmacopéia Brasileira e abrigou as discussões que vieram a criar o sistema do Conselho Federal de Farmácia/ Conselhos Regionais, além de importantes associações e sociedades farmacêuticas.

O Dia do Farmacêutico tem como objetivo não só a promoção do encontro entre as várias gerações daqueles profissionais da saúde, que operam em diferentes áreas de atividade, como também, enaltecer, junto à sociedade, os importantes méritos e contribuições da profissão farmacêutica. Uma data de comemoração não só para os farmacêuticos como para todos que desfrutam do benefício do seu trabalhado cotidiano.


Profissionais irmãos
A bonita história de São Cosme e São Damião - que por sua vez é marcada por visões diferentes, dependendo da crença de cada religião - demonstra a complementaridade e interdependência que as profissões irmãs, a medicina e a farmácia, possuem. Talvez o sucesso atribuído às curas milagrosas dos irmãos gêmeos, na idade média, nada mais fosse do que a antecipação da divisão do trabalho, ocorrida apenas no século XIII, onde a farmácia foi separada oficialmente da medicina e considerada uma profissão.

No Brasil, a devoção aos Santos Cosme e Damião está presente desde os primeiros anos de Colônia, é uma herança cultural deixada por brancos e negros. Aqui,  o Dia de São Cosme e São Damião, santos padroeiros dos médicos e farmacêuticos (e ainda dos barbeiros, cabeleireiros e das crianças), é comemorado de forma sincrética. Envolvem católicos, espíritas, umbandistas, praticantes do candomblé e também por cidadãos simpatizantes, sem identidade confessional, de todas as classes sociais.

A Igreja Católica comemora os Santos Gêmeos em 26 de setembro e os cultos afro-brasileiros, onde eles são associados com orixás, um dia depois, 27. Na festa é comum distribuir balas e doces para as crianças, pois pelo sincretismo religioso brasileiro, os santos representam os “Ibejis”, entidades que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido em troca de doces e guloseimas.

Dizem que quando as crianças não queriam tomar os medicamentos a base de ervas amargas, único recurso de cura na época, para que os pequeninos fossem distraídos e aceitassem mais facilmente o tratamento, Cosme e Damião lhes davam doces com o objetivo de disfarçar o gosto amargo das formulações.

Os farmacêuticos advertem
Com o avanço da tecnologia para a produção de medicamentos, a indústria farmacêutica já consegue fabricar produtos com características alteradas para atrair a atenção infantil com sabores artificiais mais agradáveis. O formato das cápsulas e dos comprimidos e as embalagens coloridas dos medicamentos assemelham-os a balas e doces. Se por um lado está facilitada a aceitação dos medicamentos pelas crianças, por outro podem representar um grande risco à sua saúde se consumidos, em demasia, sem a supervisão de um adulto.

Os farmacêuticos advertem: não deixe medicamentos ao alcance das crianças.  Para evitar intoxicação, a recomendação é deixar os produtos farmacêuticos em locais altos, onde as crianças não tenham acesso, e de preferência trancados. Segundo um levantamento feito pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), as crianças menores de 5 anos representam, aproximadamente, 35% dos casos de intoxicação por medicamentos, no Brasil.

São Cosme e São Damião usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos para promover a cura em seus pacientes. Fazendo uma releitura dos seus princípios de atuação para os tempos atuais, podemos entender a fé como a crença no diagnóstico e no tratamento farmacológico prescrito. Muitos casos de insucesso na cura de uma doença se dão pela falta de adesão ao tratamento.

Os farmacêuticos recomendam: use corretamente os medicamentos. A adesão é a capacidade do paciente em cumprir de forma rigorosa o tratamento, de acordo com a indicação médica. Somente medicamentos administrados na posologia correta serão realmente eficazes. Uma última observação: pílulas mágicas ou milagrosas não existem, todos os medicamentos estão sujeitos a efeitos colaterais e contra-indicações. Leia sempre a bula antes de iniciar um tratamento.

Santos Padroeiros
Santos Padroeiros são aqueles invocados e venerados por motivos especiais. Tidos como os protetores dos médicos e farmacêuticos, na realidade não há dados que comprovem a vida e o martírio de São Cosme e São Damião. Sua história é bastante controversa, podendo ser fruto da devota fantasia e de narrações lendárias e floridas surgidas a partir do século V, quando passaram a ser incluídos no cânone da missa, fechando o elenco de mártires citados.

Cultuados no Brasil e no mundo, São Cosme e Damião encontram-se entre os santos mais populares de nossa época. Um médico e o outro farmacêutico, trabalhando em uma louvável cumplicidade tão almejada pelos pacientes nos dias de hoje. Realidade ou apenas ficção, fruto do imaginário popular, na verdade, o que importa são as lições de vida que podemos deles tirar.
ORAÇÃO A SÃO COSME E DAMIÃO
São Cosme e São Damião!
Por amor a Deus e ao próximo,
consagrastes a vida no cuidado do corpo e alma dos doentes.

Abençoai os médicos e farmacêuticos.
Alcançai a saúde para o nosso corpo.
Fortalecei a nossa vida.
Curai o nosso pensamento de toda maldade.

A vossa inocência e simplicidade ajudem todas as crianças a terem muita bondade umas com as outras.
Fazei que elas conservem sempre a consciência tranqüila.
Com a vossa proteção, conservai o meu coração sempre simples e sincero.
Fazei que eu lembre com freqüência estas palavras de Jesus:
"Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o Reino de Deus".

São Cosme e São Damião, rogai por nós, por todas as crianças, médicos, farmacêuticos e enfermeiros.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Em 24 de Agosto. 1ª Mesa de Negociação Coletiva em Campina Grande-Farmácia, Drogaria e Distribuidora.

Ontem, 24 de agosto, o Presidente do SIFEP Sérgio Luis e o assessor jurídico do sindicato Alex Neyves, estiverem na sede do SINDIFARMA PB  na cidade de Campina Grande. Realizando a primeira mesa de negociação, onde compareceram os representante jurídicos do sindicato patronal, os advogados José Campos Filho e Tercio de Sousa Mota. 



Foram feitas as colocações e os representantes estarão passando para a diretoria, mas a principio o tramite transcorreu tranquilo. Pedimos que nos fosse respondido o mais rápido possível e assim estarmos marcando a assembléia do SIFEP.

domingo, 21 de agosto de 2011

Mesas de Negociações para os Segmentos Farmácia, Drogaria e Distribuidoras de Medicamentos CCT 2011.

Comunicamos que estivemos durante um mês em processo de negociação coletiva com SINDIFARMA JP. Foram 4(quatro) mesas de negociação baseadas na Pauta construida em nossas Assembléias realizadas em 12 e 26 de Maio em João Pessoa e Campina Grande respectivamente. 
                                                                 João Pessoa


                                      Campina Grande
    
A última mesa foi realizada no dia 17 de agosto de 2011(quarta-feira). Onde obtivemos uma pauta para levarmos para a Assembleia Geral, que possivelmente será no dia 31 de agosto de 2011,ás 19:00 h, no Auditório do CRF PB em João Pessoa. Ainda esta semana estaremos em Campina Grande em negociação com SINDIFARMA PB discutindo a pauta. 

                           Mesa de Negociação - 17/08/2011

Pedimos a todos que aguardem o encaminhamentos e a confirmação da data da assembléia. Lembramos que só a Assembléia tem o poder de respaldar todo o processo.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

SIFEP, um sindicato Amigo. www.sifep.org.br




Canção Da América

Milton Nascimento


Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir
Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou
Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Indicativo de Greve em Farmácias e Drogarias no Ceará- INFORMATIVO Nº 01 SINFARCE - JULHO 2011

Atenção!!!
 
É muito importante que todos os farmacêuticos da Paraíba leiam (abaixo)este informativo encaminhado pela FENAFAR recebido do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Ceará - SINFARCE.
Nossa primeira mesa redonda de negociação esta prevista para esta semana. Realizamos duas Assembleias(João Pessoa e Campina Grande). Em João Pessoa tivemos em torno de 30 participantes, em Campina apenas 3 profissionais. Pelo forma que avançamos em 2010, esperamos que tenhamos melhores conquistas este ano. É muito importante a participação de todos na próxima Assembleia que será posterior a mesa redonda. Traremos as propostas para avaliação dos presentes. Muito bom saber que os colegas do Ceará(estado vizinho) estão se mobilizando.
No nosso caso tiramos a pauta nas assembleias e no ponto do piso salarial fico definido que buscaremos a média nacional de R$ 1.880,00(mil oitocentos e oitenta reais). Além do vale alimentação para todos e o ticket refeição para os casos de jornada dupla, e outros.
É importante respeitarmos o processo de negociação, mas nada impede daqueles profissionais que estejam negociando salário com sua empresa colocar este parâmetro, defesas não faltam!
Veja sempre nossas Redes Sociais, estaremos informando.

Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Ceará - SINFARCE
Filiado a FENAFAR
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Colegas Farmacêuticos (as),
 
O Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Ceará vem convocar a toda categoria para a MOBILIZAÇÃO PELA VALORIZAÇÃO DO FARMACÊUTICO a ser realizada no dia 08 de julho de 2011, às 8h, na praça do Ferreira, Centro, Fortaleza, a fim de mostramos nossa situação à sociedade e tentar avançar nas negociações com o sindicato patronal das farmácias e drogarias – SINCOFARMA-CE, além deliberarmos sobre vários assuntos de interesse de toda a categoria farmacêutica em caráter urgente.
  A Assembléia Geral realizada no dia 01/07/11 contou com centenas de farmacêuticos, e o SINFARCE fez a explanação, quanto às propostas para Convenção Coletiva de Trabalho SINFARCE-SINCOFARMA 2011, onde foi demonstrado e exposto que praticamente todas as nossas reivindicações foram REJEITADAS pelo sindicato patronal. Assim, a categoria REJEITOU a proposta de reajuste salarial de 8,97%, e por ampla maioria fez novas reivindicações, e decidiu pelo INDICATIVO DE GREVE, a partir desta data.
  Os farmacêuticos do Ceará dizem NÃO à crescente carga de trabalho, às péssimas condições de trabalho, aos baixíssimos salários e à INTRANSIGÊNCIA dos proprietários de farmácias e drogarias em conceder direitos essenciais para uma vida digna e justa.  Abaixo, seguem as principais deliberações da categoria na Assembléia Geral:
 
· Reajuste salarial de 50% sobre o piso da categoria.
· Gratificação por Responsabilidade Técnica de 30% sobre o piso da categoria para os farmacêuticos responsáveis técnicos (diretores técnicos conforme Lei nº 5.991/73).
· Gratificação de Titulação de 15% do piso para especialista, 20% para mestre e 25% para doutor.
· Adicional de Tempo de Serviço de 7% sobre o piso para cada 3 anos de serviços prestados a mesma empresa.
· Salário de gerente farmacêutico com adicional de, no mínimo, 50% para acúmulo de cargos ou promoção.
· Adicional de Insalubridade de 20% sobre o piso da categoria.
· Auxílio-creche mensal de R$ 100 para farmacêuticos com filhos até 6 anos de idade.
· Auxílio-babá mensal de R$ 100 para farmacêuticos com filhos até 6 anos de idade
· Licença Maternidade para a farmacêutica desde a concepção até seis meses após o parto.
· Licença Paternidade para o farmacêutico desde a concepção até dez dias após o parto.
· Adicional por Exclusividade de 100% do piso que recebe o profissional farmacêutico que trabalham em empresas que disponham de tal exigência contratual.
· Garantia de emprego ao farmacêutico nos últimos 36 meses prévios à sua aposentadoria.
               
 
                Solicitamos a todos os farmacêuticos que, durante toda essa semana até o dia 08 de julho de 2011, façam mobilização junto aos seus colegas, incitem à adesão à MOBILIZAÇÃO PELA VALORIZAÇÃO DO FARMACÊUTICO.
                A Assembléia também decidiu e o SINFARCE informa  que durante todo o movimento:
 
· Usar uma faixa preta no seu jaleco ou uniforme, ou mesmo vistam preto, em protesto à intransigência dos patrões.
· Informar a população sobre o que está ocorrendo, e conscientizar os consumidores dos riscos da possível GREVE.
· Informar ao SINFARCE qualquer represália que o farmacêutico possa vir a sofrer por parte do empregador ou de seus representantes, pois NÃO MEDIREMOS ESFORÇOS PARA TOMAR TODAS AS MEDIDAS CABÍVEIS JURÍDICAS CÍVEIS E CRIMINAIS contra estes que não respeitarem nosso DIREITO DE LIVRE EXPRESSÃO.
· Durante o período de 8-12h do dia 08/07/11, todos os armários de medicamentos controlados (psicotrópicos e antimicrobianos) deverão ser LACRADOS, pois os mesmos só podem ser dispensados com a presença e autorização técnica do FARMACÊUTICO técnico responsável do período.  O SINFARCE providenciará os LACRES para distribuir
à categoria farmacêutica.
· Comunicaremos às autoridades sanitárias competentes como Vigilância Municipal de Fortaleza, Vigilância Estadual do Ceará, Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA que a venda desses produtos no referido período não terão supervisão de FARMACÊUTICO, e por isso, qualquer venda sem sua presença ou autorização deve seguir o rigor da legislação sanitária (Lei 5.991/73, Lei 6360/76, Portaria 344/98, RDC 44/2009, RDC 20/2011).
· Comunicaremos à Superintendência da Polícia Federal que a venda desses produtos no referido período não terão supervisão de FARMACÊUTICO, e por isso, qualquer venda sem sua presença ou autorização deve seguir o rigor da legislação sanitária (Lei 5.991/73; Lei 6360/76; Portaria 344/98; RDC 44/2009; RDC 20/2011) e criminal (Lei 11.343/2006; Código Penal art. 282-284 - Exercício Ilegal da Profissão Farmacêutica).
               
                O SINFARCE informa que os farmacêuticos devem ir à MOBILIZAÇÃO PELA VALORIAZAÇÃO DO FARMACÊUTICO, independente da liberação dos patrões, pois estes são contrários aos interesses da categoria como já aconteceu recentemente em algumas farmácias, onde os mesmos ameaçaram colegas que estavam se mobilizando para ir à Assembléia Geral do dia 01/07/08, não os liberando. ISSO É UM ABSURDO. O TEMPO DA DITADURA E DA ESCRAVIDÃO JÁ PASSOU!!!
                Amigos Farmacêuticos, chegou a hora de TODOS NÓS termos CORAGEM e assumir os rumos da nossa profissão no estado.  Vivemos um momento histórico e ÚNICO para nossa PROFISSÃO. Nosso movimento é legal, digno e de direito. Todas as nossas proposições já são praticadas em convenções coletivas de trabalho no Ceará, Nordeste e no Brasil.
                Informemos à Sociedade Cearense que somente estamos lutando por melhores condições de trabalho e de vida, e que tal situação se deu pela INTRANSIGÊNCIA da categoria patronal. Informemos Queremos uma resolução breve para nossas solicitações, e se possível, pacífica e sem danos sociais. Entretanto, já estamos em INDICATIVO DE ESTADO DE GREVE, onde podemos deflagrar GREVE A QUALQUER MOMENTO.
                ACREDITAVAM QUE NÃO FARIAMOS, ACREDITAVAM QUE NÃO NOS UNIRÍAMOS, ACREDITAVAM QUE NÃO IRIA DAR EM NADA! NOSSA ASSEMBLÉIA PROVOU O CONTRÁRIO. VIVA A PROFISSÃO FARMACÊUTICA!!! COMPAREÇA, LEVE UM COLEGA FARMACÊUTICO! VAMOS PROVAR QUE SOMOS UNIDOS. ! O SINFARCE É VOCÊ! VENHA NOS APOIAR! VALORIZAÇÃO DO FARMACÊUTICO JÁ!!!
 
Márcio Batista
Presidente do SINFARCE